O Alto do Ipiranga se transformou muito com o tempo e hoje é um bairro moderno e cheio de atrativos, mesmo sem perder seu caráter histórico e tradicional! Não há dúvidas de que morar nessa região é a melhor opção para aqueles que desejam estar pertinho das vantagens urbanas com a qualidade de vida de um bairro histórico. E para te mostrar tudo o que o Alto do Ipiranga oferece, trouxemos para você uma lista de vantagens de viver nesse bairro. Confira!

Localização privilegiada

A localização do Alto do Ipiranga faz a região ser muito desejada por quem busca ter acesso fácil às vias de entrada e saída da cidade, pois está localizado entre a Zona Sul e a Leste de São Paulo, além de ficar bem próximo do centro da capital.

O bairro possui acesso rápido a várias vias importantes, como Av. Ricardo Jafet, Av. do Estado, Juntas Provisórias e Rodovias Imigrantes e Anchieta. Fácil acesso ao grande ABC e ao litoral. Além disso, o Alto do Ipiranga possibilita o acesso à Avenida Paulista, referência na cidade e grande polo comercial, que fica a apenas 12 minutos de carro.

Lazer e entretenimento

Um bairro antigo com personalidade jovem: assim é conhecido o Alto do Ipiranga quando observamos a gama de opções de entretenimento. São diversos bares, restaurantes, pizzarias e sorveterias para aproveitar um sábado com os amigos ou um passeio em família!

Se você gosta de fazer compras e aproveitar lojas e gastronomia, o bairro também conta com o Shopping Plaza Sul, que oferece diversas lojas e atrativos! Na mesma linha de lazer está o Aquário de São Paulo, que apresenta espécies marítimas e de rios, além das áreas temáticas, sendo um espaço muito divertido para todas as idades. Já para um piquenique ou aquele exercício ao ar livre, o bairro possui proximidade com muitos parques, como o Parque da Independência, Aclimação e Ibirapuera.

Cultura

O ambiente cultural do Alto do Ipiranga reflete as memórias de muitas mudanças nacionais e cheia de ricas experiências. Por exemplo, em 1895, foi inaugurado o Museu Paulista (nome original) ou do Ipiranga. Seu acervo documenta objetos que datam do século 17 até meados do século 20 – um mergulho cultural.

Podemos apontar, também, o belo monumento à Independência do Brasil, terminado em 1925. Em sua cripta fica a Capela Imperial, que guarda os restos mortais de Dom Pedro I, das imperatrizes D. Leopoldina de Habsburgo e D. Amélia de Leuchtenberg.

Outro exemplo da forte cultura do Ipiranga são os jardins franceses do Museu do Ipiranga, que começaram a ser plantados em 1907. O belo design de época foi inspirado em clássicos jardins, como os do palácio de Versalhes, na França.

Equilíbrio comercial e residencial

Uma característica importante da região é o equilíbrio da relação entre áreas residencial e comercial. Através de ruas mais residenciais e avenidas perimetrais como eixos comerciais, tais como a avenida Nazaré e a Vergueiro. Por isso, o Alto do Ipiranga é conhecido como um bairro que abrange todos os estilos de vida, desde os mais agitados e modernos, aos tranquilos e tradicionais.

Infraestrutura

Infraestrutura de comércios e serviços de qualidade é algo que não falta na região do Alto do Ipiranga, os eixos principais estão repletos de opções variadas de mercados, farmácias, lojas e restaurantes, o que torna o dia a dia mais prático e possibilita resolver tudo em poucos minutos.

Na região do Alto do Ipiranga, você encontra ótimos supermercados, como Pão de Açúcar e Saint Marche.  Outro ponto bastante queridinho pelos moradores da região é o Mercado Municipal do Ipiranga, que conta com uma variedade de lojas, de açougue a floriculturas, além de ser onde acontecem diversas comemorações em datas especiais.

Mobilidade

A mobilidade urbana, com forte infraestrutura de transporte, é uma das maiores vantagens de morar na região do Alto do Ipiranga! Para quem gosta de um passeio de bike ao ar livre, esse bairro é perfeito: as vias são planas com muitas ciclovias, como é o caso da Avenida Nazaré, das ruas Santa Cruz, Monte Alverne e Dona Leopoldina.

No metrô, existem três linhas que atravessam a estação Alto do Ipiranga e facilitam a chegada na Zona Leste e na Avenida Paulista. Além da Estação João Dias da CPTM Linha 9 – Esmeralda, que dá acesso às Linhas: 4 – Amarela e Linha 8 – Diamante.

Educação de qualidade

Quando o tema é educação, a região também conta com muitas instituições educacionais de qualidade! O bairro conta com ótimas escolas de ensino fundamental e médio, como o Colégio Marista Arquidiocesano e a Escola Eduque. Já o ensino superior é muito bem representado pelo campus Ipiranga da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), localizado na Avenida Nazaré. Nessa mesma via encontra-se a universidade privada São Camilo.

Hospitais e serviços médicos

No setor da saúde, o Alto do Ipiranga também está bem-equipado, pois conta com uma unidade de um dos maiores hospitais da cidade, o Hospital Albert Einstein, além de laboratórios que também são referência, como o Delboni Auriemo.

Gostou das dicas? Conheça o Plurall

Empreendimento do Grupo Kallas localizado no Alto do Ipiranga, onde o clássico e o moderno se encontram! Clique aqui e saiba mais.